"Cultivo em meu coração a necessidade de sempre precisar do Senhor"

29/11/2011 21:46

Um Grupo de Oração com muitos frutos: isso que o "Senhora da Paz" é! Abaixo você encontra um pouco da história do Gilberto, servo desse Grupo de Oração que atualmente serve à Santa Mãe Igreja como coordenador da RCC nessa Arquidiocese!

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Quem encontra Gilberto Barbosa Lopes, 35 anos, técnico em informática e atualmente funcionário público na área da Saúde, é logo tocado por todo este cultivo que habita em seu coração.

Sua caminhada é referência de que dia a dia este solo vem sendo adubado, desde seu Crisma até o seu verdadeiro “sim” em 1998.

Em janeiro de 2011, o novo Presidente do Conselho Arquidiocesano da RCC de São Paulo, Gilberto Lopes assumiu a coordenação da Renovação Carismática de São Paulo e cumprirá seu mandato durante dois anos.

A necessidade de sempre precisar do Senhor norteou toda a sua decisão em aceitar o convite para participar da eleição até o momento em que recebeu a resposta de Deus. “Eu e minha esposa não conseguíamos ouvir a resposta de Deus para este novo chamado. Nós precisávamos do Senhor para decidir. Uma noite de dezembro, recebi uma ligação da Yvonninha, da região Brasilândia, dizendo que o Senhor a acordou às 3 horas da manhã para que ela desse uma notícia a mim.”, lembra. Ela me disse: “Gilberto o Senhor pediu para que você fosse em paz, a sua missão na Região Brasilândia já foi cumprida.”, relembra. Esta notícia chegou de alguém que sempre foi um verdadeiro instrumento de Deus para ele – “Entendemos que aquele era o sim de Deus. Ele falou com a Yvonninha, pois para nós (eu e minha esposa), Ele estava calado.”, partilham Gilberto e Michele.

Casados desde 2007 e grandes amigos há mais de 15 anos, Michele Lima de Barros Lopes, 29 anos, tem sido a grande intercessora na vida de Gilberto. E com isto tem se demonstrado uma verdadeira “primeira dama”. “Se Deus é o mar e eu sou o barco, o Gilberto é meu remo.”, emociona-se Michele ao falar do esposo.

Um dos grandes sinais ao conversar com Gilberto e sua esposa é ver o testemunho que eles trazem como casal, família e quem vem dando ao Movimento. A preocupação com os coordenadores, com suas famílias, com os servos e com a acolhida aos novos servos é um dos pontos fortes no serviço de evangelização deste casal.

Em 2010, Gilberto recebeu de Deus o seguinte rhema: “Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação.”, Hebreus 10 – 39. Desta forma, vemos um tempo de frutos na Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Paulo, um tempo em que somos chamados por Deus, não porque Ele precisa de nós, mas porque hoje nós precisamos Dele para nos tornarmos católicos melhores, profissionais cristãos melhores.

A equipe da Comunicação conversou um pouco com Gilberto Lopes, para saber de seu chamado e objetivos para RCC em 2011.

 

Como foi seu chamado a servir ?
Gilberto Lopes - No ano de 1990 eu comecei a aprender a tocar cavaquinho, me tornei um sambista. Nesta época eu estava  com 15 para 16 anos, havia acabado de me crismar e, a exemplo de muitos jovens -  não sei se posso chamar de exemplo - saí da Igreja para viver a minha vida.
Eu gostava de ser músico, trabalhava numa empresa, mas minha vida girava em torno das rodas de samba no fim de semana.
Fui convidado para o Grupo de Oração (grupo em que sirvo até hoje), o que acontecia lá mexeu profundamente comigo e a música, não tenho nem comentários! Quando você é músico e vê uma banda completa não tem como não reparar, aquilo me fascinou. Senti-me como Moisés diante do acontecimento da sarça ardente! Comecei a freqüentar o Grupo e continuei fazendo o que gostava (samba), mas o Senhor Jesus, que não perde a oportunidade, me pegou... preciso explicar como? Pela música! A partir daí passei a fazer aquilo que eu gostava (samba) a fazer aquilo que eu amo (música como arte de Deus). Eu me tornei um servo de Deus. Mas o Senhor queria mais...
Uma coisa eu aprendi logo cedo, somos vaso de barro. Então, quando Deus nos chama para o serviço não é simplesmente porque Ele precise de nós, ao contrário, nós precisamos Dele. Então, eu cultivei em meu coração esta necessidade (sempre precisar do Senhor) e o Senhor foi correspondendo, fui recebendo os carismas, fui fazendo as formações da RCC, através da Bíblia encontrei uma forma impressionante de ficar mais íntimo de Deus, comecei a pregar e logo veio o chamado a ser coordenador de Grupo, setor, Região e hoje após 13 anos de serviço,  o Senhor me chama a esta maravilhosa missão: Coordenar os trabalhos de nosso movimento nesta Grandiosa Arquidiocese de São Paulo. Hoje, tenho certeza que o Senhor Jesus despertou meu interesse pelo instrumento musical para me "pegar" como pegou o próprio Moisés, são as estratégias de Deus...

 

Como você conheceu a Renovação Carismática Católica?
Gilberto Lopes - Há alguns anos, quando adolescente, tive alguns contatos superficiais com a RCC, foi na época dos Grandes Cenáculos do Morumbi, mas não me sentia tocado, diante de todas as maravilhas que via com meus próprios olhos e mesmo assim não me mexi, gostava de ir mas não de me envolver (acho que isso acontece com um monte de gente). Não era meu tempo.
Em 1998, tinha uma vizinha chamada Patrícia, me convidou a participar do Grupo de Oração. Patrícia era uma jovem intercessora do Grupo de Oração e exercia o mesmo no Ministério de Música. Ela insistia em me convidar ao Grupo e eu resistia bravamente. Mas comecei a ficar com medo dela, não sei porque eu tinha medo, mas eu não podia encontrar com ela que o meu coração já dava trancos. Um dia, neste mesmo ano, Patrícia foi em casa no domingo a tarde e me disse: "Hoje nós vamos ao Grupo de Oração e não vou sair da sua casa, se não for com a intenção de ir ao Grupo de Oração". Eu que já estava com medo da mulher, estremeci e não vi saída a não ser ir ao Grupo de Oração, e hoje estou aqui.
Devo tudo o que sou hoje a Jesus que me escolheu desde o ventre de minha mãe, a Patrícia que foi um instrumento de Deus em minha vida por não desistir de chamar, ao meu Grupo de Oração "Senhora da Paz" e  ao Ministério de música Glória do qual sou membro até hoje. Deus abençoe a todos.

 

Quais os objetivos para 2011 ?
Gilberto Lopes - Para mim esta resposta leva aos objetivos de todo meu mandato 2011 e 2012. Que são estes:
1. Visitar constantemente as Regiões Episcopais não como um fiscal de obra, mas como alguém que deseja estender a mão e que faz parte desta região;
2. Trabalharmos com firmeza os direcionamentos da RCC Nacional e Estadual, fortalecer a unidade entre as lideranças e os Grupos de Oração trazendo à uma comunhão com o Setor, Região Episcopal e por fim a Arquidiocese;
3. Conscientizar nossos membros de Grupo de Oração do patrimônio histórico, cultural e até mesmo físico que temos e que a responsabilidade de manter esse patrimônio é inteiramente nossa. Nossos principais eventos Alegrai-vos e Cenáculo de Pentecostes estão em um projeto de lei aprovados pela Prefeitura e pelo Estado,  fazem parte do calendário de atividades da cidade de São Paulo. A cidade na pessoa de seus governantes reconhecem o valor desse evento e o bem que ele traz, então já é hora de nós também começarmos a valorizar o que temos de melhor e com Deus trabalhar para essa obra crescer.
4. Em comunhão com nosso Cardeal Arcebispo Metropolitano Dom Odilo e com o apoio de nosso assessor eclesiástico Pe. José Roberto, juntamente com o Conselho Arquidiocesano (os coordenadores Regionais), elaborar um projeto de evangelização e missão nos Grupos de Oração e atender dentro de nossa capacidade, espiritualidade e carisma ao pedido da Igreja no Documento de Aparecida. A Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Paulo pode e deve ser um grande berço da evangelização no Brasil.

 

(Fonte: RCC São Paulo)

 

Contato

Grupo de Oração Senhora da Paz

Rua Vale das Flores, 32 - Jaraguá - São Paulo - SP
CEP: 05185-400

AOS DOMINGOS ÀS 18H45

Gabrielle (Coord. Geral): (11) 9 4851-7721